quarta-feira, 28 de março de 2012

Objetivo geral e objetivos específicos

O objetivo geral dessa campanha é Promover ampla discussão sobre a realidade da saúde no Brasil e das políticas públicas da área, para contribuir na qualificação, no fortalecimento e na consolidação do SUS, em vista da melhoria da qualidade dos serviços, do acesso e da vida da população.[3]
O texto-base da Campanha explicita os seguintes objetivos específicos[4]:

  • Disseminar o conceito de bem-viver e sensibilizar para a prática dos hábitos de vida saudável;
  • Sensibilizar as pessoas para o serviço aos enfermos, o suprimento de suas necessidades e a integração na comunidade;
  • Alertar para a importância da organização da
  • Pastoral da Saúde nas comunidades: criar onde não existe, fortalecer onde está incipiente e dinamizá-la onde ela já existe;
  • Difundir dados sobre a realidade da saúde no Brasil e seus desafios, como sua estreita relação com os aspectos socioculturais de nossa sociedade;
  • Despertar nas comunidades a discussão sobre a realidade da
  • saúde pública, visando a defesa do SUS e a reivindicação de seu justo funcionamento;
  • Qualificar a comunidade para acompanhar as ações da
  • gestão pública e exigir a aplicação dos recursos públicos com transparência, especialmente na saúde.
A escolha do tema
Cartaz
Texto-base
O direito à saúde no Brasil
A situação da saúde no Brasil

Anualmente, a Campanha da Fraternidade quer promover a solidariedade nas comunidades cristãs e na sociedade humana, em busca de uma sociedade que tenha como um de seus pilares a solidariedade. A cada ano, a Igreja destaca uma realidade social que necessita de mudanças rumo a uma vivência mais fraterna e solidária. A escolha do tema da saúde pública deve-se ao fato da saúde ser um direito das pessoas e o acesso à saúde ser difícil à maior parte da população brasileira. Para a Igreja Católica, o ser humano é uma unidade psicossomática. A discussão sobre a saúde requer a articulação com os temas da alimentação saudável, do acesso à educação, ao trabalho e à justa remuneração, da promoção da mulher e da criança, a ecologia e do meio ambiente. Assim, as ações de promoção da saúde e defesa da vida devem estar associadas à construção de políticas públicas e projetos de desenvolvimento baseados na igualdade, solidariedade, justiça, democracia, qualidade de vida e participação social

O cartaz de divulgação da campanha foi produzido pelo publicitário Marcelo Jacynto de Godoy, vencedor do concurso promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura, Educação e Comunicação Social da CNBB. O lançamento do cartaz e do texto-base da campanha ocorreu no dia 7 de julho de 2011.[5]

O texto-base da Campanha da Fraternidade (TB) é um instrumento desenvolvido para servir de material de estudo e discussão em dioceses e paróquias sobre o tema proposto. O texto da Campanha de 2012 apresenta resumidamente os seguintes tópicos:

O direito à saúde e os demais direitos decorrem do princípio da dignidade da pessoa humana. Não é uma concessão da sociedade ou do Estado. Apesar disto, no Brasil, o direito à saúde e outros direitos só foram reconhecidos como direitos universais a partir da Constituição de 1988, como fruto de muita luta popular. A saúde, juntamente com a previdência e a assistência social e auxílio desemprego constituem a seguridade social[6].
O texto constitucional afirma que o direito à saúde deve “ser garantido através de políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção e recuperação” (Artigo 196). O texto estabelece ainda que a seguridade social deve possuir orçamento próprio, que garanta os recursos e impeça seu uso para outras finalidades.Assim, os governos federal, estadual e municipal têm obrigação de prover meios e recursos para prevenir, promover e recuperar a saúde de todas as pessoas que constituem a sociedade brasileira. Apesar disto, a alegação de falta de recursos suficientes é recorrente. A população brasileira não está conseguindo exigir que a saúde  seja uma prioridade.
O texto da Campanha reconhece melhoras nos indicadores de saúde no Brasil. A mortalidade infantil caiu de 69 mortes para cada mil crianças nascidas em 1980 para pouco mais de 22 em 2009. Houve também um aumento da expectativa de vida, alcançando 72 anos em 2008[6].
Identifica-se ainda uma transição demográfica: enquanto o número de idosos aumentou 107% entre 1980 e 2000, o número de jovens cresceu 14%Em termos da população total, o número de jovens caiu de 38,25% em 1980 para 26,04% em 2009. Esta redução do número de jovens está associada tanto ao aumento da população idosa quanto à queda da taxa de fecundidade. O envelhecimento da população requer planejamento do sistema de saúde para atenção às doenças crônicas da terceira idade[6].
Mesmo com as melhoras destes indicadores, 16 milhões de pessoas estão na faixa de pobreza absoluta. Do ponto de vista ecológico, a poluição da água e do ar das cidades e o estresse constante afetam a saúde da população[6].

Senhor Deus de amor,
Pai de bondade,
nós vos louvamos e agradecemos
pelo dom da vida,
pelo amor com que cuidais de toda a criação.

Vosso Filho Jesus Cristo,
em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos
e de todos os sofredores,
sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.

Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.
Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão
se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo,
e que a saúde se difunda sobre a terra.

Amém
.

campanha

Câncer

Os alimentos contra o CÂNCER
Você sabia que,na maioria ds vezes,o câncer pode ser evitado?
É com essa frase que um Instituto Nacional de Cancêr(INCA) e o Fundo Mundial Contra o Cancêr iniciam um importante documento chamado recomendações gerais do relatório sobre alimentação e cancêr.É por isso que,sempre que realizo uma palestra,faço questão de mostrar uma imagem onde esplico que mesmo que você tenha uma suscepitibilidade genética para o cancêr ela conta,numa escala de 1 a 100,apenas 20%.O restante,isto é,80%,É VOCÊ QUE DETERMINA POR MEIO DAS SUAS ESCOLHAS.
Traduzindo para a nossa linguagem cristã:nosso livre-arbitrio.Por isso escolhi o titulo "Escolhas e impactos" para o livro e receitas que escrevi em parceria com o chef Renato Caleffi.Em cada momento da sua alimentação,você tem a oportunidade de colocar saúde no seu organismo.

Saúde é esporte

Temos que prestar a atenção em pequenos detalhes que são essenciais para a saúde como praticar esportes, ao ar livre ou em ginásios. Mas nunca mantenha seu corpo parado pois suas células necessitam de toda energia.E  nunca se esqueça academia e  esportes que necessitam de muito esforço será  mais cansativo, comece com natação ,  futsal e outros exercícios que façam você manter a forma, sem se cansar muito.


Texto de: Valentina Barbosa

Campanha da fraternidade 2012


56% DOS GASTOS COM A SAÚDE NO BRASIL VEM DE POUPANÇAS E RENDAS DA POPULAÇÃO
Odilo Pedro Scherer,durante o lançamento da campanha do Reginal Sul da CNBB,enfatizou que é presciso toda a sociedade se mobilizar em colaboração com o Estado para possibilitar um atendimento digno e igualitário especialmente aqueles que não tem acesso á assistencia .
Em suma,a Campanha da Fraternidade deseja chamar a atenção para o cuidado com o doente,a prática de hábitos de vida saudáveis,estimular e fortalecer a mobilização popular em defesa do SUS, e promover a participação popular nos espaços de controle,fiscalização e deliberação das politicas publicas de saúde.
Assim sendo,pra você e pra todos nós,SAÚDE!

terça-feira, 27 de março de 2012

Dicas de alimantação para diabetes

Dicas de alimentação para
                                  DIABETES

Antes de mais nada, uma pergunta básica: você sabe qual é a sua glicemia,isto é, a quantidade de açúcar (glicose) que circula pelo seu sangue de jejum ? Estou fazendo esta pergunta, pois as estatísticas mostram que 50% das pessoas não sabem que são portadoras de diabetes.Vão descobrir depois de 10 anos, quando os sinais secundários começam a aparecer, sendo um dos mais comuns os problemas renais , que muitas vezes se tornam irreversíveis depois de tantos anos de sobrecarga .Por isso , a importância de exames de sangue regulares e, sempre que possível , participe das campanhas que o Ministério da Saúde realiza em várias épocas do ano.Quando descoberta a tempo e controlada, o portador de diabetes pode levar uma vida normal e saudável, mas tem que observar alguns detalhes importantes na alimentação .Como não tenho muito espaço , vou me concentrar em dois alimentos que considero muito interessantes: a canela e a batata yacon. A canela tem se mostrado uma grande aliada para baixar os niveis de açúcar no sangue (glicemia).Os estudos mostram resultados positivos a partir de uma grama por dia. E sabe quanto é uma grama de canela ? O que cabe na tampinha daquela famosa caneta esferográfica do tempo da vovó!Essa tampinha cheia de sal , por exemplo, equivale a uma grama de sal.


 


Que a saúde se difunta sobre a terra

"Mais vale a saúde que o dinheiro", "saúde não tem preço", "a saúde é um bem precioso"; "quem goza de saúde perfeita,é rico sem o saber"; e "saúde cuidada,vida conservada".É sim um dos bens mais preciosos que temos,precisamos aprender a valorizá-lo.

Prefeitura de Pelotas convoca agentes de saúde

  A Prefeitura de Pelotas está convocando cinco agentes comunitários de saúde para a área do Monte Bonito, aprovados em seleção pública. O prazo para contratação é 09 de abril, portanto, os listados abaixo deverão comparecer imediatamente, na Secretaria Municipal de Administração (SMA), rua General Osório, 918, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h30, para encaminhamento da avaliação psicológica e exames médicos de saúde ocupacional.

         É necessária a apresentação dos seguintes documentos (originais e cópias): CPF, Carteira de Identidade, Título de Eleitor, Carteira Profissional (CTPS), Certificado de Quitação Militar, Comprovante da última votação (1º e 2º turno), certidão negativa do PIS/PASEP, Registro Profissional, Carteira de Habilitação, Certidão de Nascimento (filhos menores de 14 anos), Carteira de Vacinação (filhos menores de 5 anos), Comprovante de frequência escolar dos filhos de 07 a 14 anos, Certidão de Casamento, Comprovante de residência no nome do candidato (água, luz ou telefone) ou Comprovante de residência com declaração do titular da conta (água, luz ou telefone), Diploma Escolar, Alvará Judicial de Folha Corrida expedido pelo Foro, uma foto 3x4 recente, se detentor de cargo público Certidão Negativa de Processo Administrativo Disciplinar e comprovante de Etnia, caso se enquadre no sistema de cotas afrodescendente.



         Confira os convocados: 

Classificação Candidatos

1º Romário Hugo Carrasco 

2º Luiz Fernando de Oliveira Vaz

3º Janete Heimberg Bohm Tessmann 

4º Marelaine Redu do Amaral

5º Iolange Castro Ferreira


Texto de: Valentina Barbosa

Zé gotinha


Zé Gotinha foi um personagem criado em 1986 pelo artista plástico Darlan Rosa para a campanha de vacinação contra o vírus da poliomielite  realizada pelo Ministério da saúde, seu principal objetivo era tornar as campanha da vacinação mais atraentes para as crianças. O nome "Zé Gotinha" foi escolhido nacionalmente através de um concurso promovido pelo Ministério da Saúde nas escolas do Brasil.
O personagem foi utilizado em outras campanhas na década de 90, e na campanha de 2006.


Texto de: Valentina Barbosa

Que a saúde se difunda sobre a terra

Não estou nada bem... Ai que dor! que mal estar!
Estes são os sintomas de que algo não vai bem no seu organismo.Oque parece simples nem sempre é,  podendo,inclusive se tornar muito grave, ás vezes insolúvel para a medicina.Oque pode vir a tornar esse sintomas mais amenos para  cidadão é a segurança de saber que encontrará na rede  pública de saúde:atendimento,assistência e acompanhamento na hora em que precisar.

segunda-feira, 26 de março de 2012

HemoPel suspende atendimento no feriado de Páscoa

Extraído de: Prefeitura Municipal de Pelotas 

HemoPel suspende atendimento no feriado de Páscoa


No dia 7 de abril, primeiro sábado do mês, o Hemocentro Regional de Pelotas (HemoPel) não atenderá ao público, excepcionalmente, uma vez que a data coincide com o feriado de Páscoa. A direção do HemoPel informa que o expediente no sábado pela manhã será retomado no mês seguinte, no dia 5 de maio, 8h às 13h. O Serviço de distribuição de hemocomponentes e hemoderivados permanece em regime de 24 horas.
O HemoPel abastece o Pronto Socorro de Pelotas (PSP), a Beneficência Portuguesa, o Hospital de Clínicas, o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel) e outros sete municípios da região. Está localizado no prolongamento da avenida Bento Gonçalves, 4.569, próximo do Colégio Municipal Pelotense. Contato com o Departamento de Captação pode ser feito através dos telefones 3225-7262 e 3222-3002.
Texto de: Valentina Barbosa
 HemoPel

quinta-feira, 22 de março de 2012

Hospital em Pelotas

Na cidade de Pelotas uma menina chamada Luísa que cursa o sexto ano, precisou ser internada na UTI de Pelotas. Mas ela não conseguiu porque a UTI estava lotada. A menina teve que ser levada para a cidade de Canoas, onde tinha leito disponível.

Leitor, convido-o a fazer um minuto de silêncio, para juntos  refletirmos no que aconteceu com essa menina. As autoridades precisam tomar providencias para melhorar as acomodações nos hospitais e assim poder  atender a todos os que vão em busca de leito.


Texto de: Valentina Barbosa

quarta-feira, 21 de março de 2012

postos de saúde e farmácias


  1. Rua Marechal Floriano, 12 - Centro
    Pelotas
    (0xx)53 3227-3888

    Mais Economica Farmacias

    www.maiseconomica.com.br/
  2. Rua Félix da Cunha, 760 - Centro
    Pelotas
    (0xx)53 3222-6529

    Laboratório Ary Costa

    www.laboratorioarycosta.com.br/
  3. Av. Leopoldo Broad, 3220 - Três Vendas
    Pelotas
    (0xx)53 3273-6603

    Universidade Católica de Pelotas-UCPEL-Hospital Universitário

    www.ucpel.tche.br/
  4. Rua Doutor Miguel Barcelos, 614 - Centro
    Pelotas
    (0xx)53 3227-2759

    Francisco Carlos Sant'Anna Darley

    www.psicologofranciscodarley.net/
  5. R. Barão de Santa Tecla, 619 - Centro
    Pelotas
    (0xx)53 3303-1097

    Isane Larrosa Cardoso D'Avila

    blogdagestante.zip.net/
  6. Rua Mal Deodoro, 1123
    Pelotas
    (0xx)53 3227-2220

    Unimed Pelotas

  7. Av. Leopoldo Broad, 2297 - Três Vendas
    Pelotas
    (0xx)53 3283-1841(0xx)53 3222-6529
    1. Rua Marechal Floriano, 12 - Centro
      Pelotas

      Mais Economica Farmacias

      www.maiseconomica.com.br/
      NOSSAS LOJAS. TELE ENTREGA. FALE CONOSCO. TRABALHE CONOSCO. CAMPANHAS...
    2. Rua Félix da Cunha, 760 - Centro
      Pelotas

      Laboratório Ary Costa

      www.laboratorioarycosta.com.br/
      Laboratório Ary Costa, ciente da sua responsabilidade social e ambiental como empresa ...
    3. Av. Leopoldo Broad, 3220 - Três Vendas
      Pelotas
      (0xx)53 3273-6603

      Universidade Católica de Pelotas-UCPEL-Hospital Universitário

      www.ucpel.tche.br/
      O Fundador Dom Antônio Zattera, fundador da Universidade Católica de Pelotas, viveu 88 anos ...
    4. Rua Doutor Miguel Barcelos, 614 - Centro
      Pelotas
      (0xx)53 3227-2759

      Francisco Carlos Sant'Anna Darley

      www.psicologofranciscodarley.net/
    5. R. Barão de Santa Tecla, 619 - Centro
      Pelotas
      (0xx)53 3303-1097

      Isane Larrosa Cardoso D'Avila

      blogdagestante.zip.net/
      Comecei a integrar o Comitê de Mortalidade Infantil da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde ...
    6. Rua Mal Deodoro, 1123
      Pelotas
      (0xx)53 3227-2220

      Unimed Pelotas

      maps.google.com.br
    7. Av. Leopoldo Broad, 2297 - Três Vendas
      Pelotas
      (0xx)53 3283-1841

      Posto de Saúde Cohab Pestano

      maps.google.com.br
    8. Rua Da Darcy Vargas, 212 - N Sra Fatima
      Pelotas
      (0xx)53 3279-4627

      Posto de Saúde Navegantes

      maps.google.com.br
    9. Rua Mal Deodoro, 1126
      Pelotas
      (0xx)53 3227-5312

      Hospital Universitário São Francisco de Paula

      maps.google.com.br
  8. Rua Marechal Deodoro, 1123, Centro
    Pelotas
    (0xx)53 2128-8300

    São Francisco de Paula - Hospital Universitário

    www.husfp.ucpel.tche.br/





  9. (0xx)53 3227-3888

    Posto de Saúde Cohab Pestano

    maps.google.com.br



Pesquisa de: Valentina Barbosa